segunda-feira

90 ANOS DO PC do B

Estimados Camaradas
Companheiras e companheiros
Camaradas e companheiros da Luta pela Justiça Social

Do País do cedro, país da luta, país da resistência, país dos mártires.
Do Líbano e seu povo, (amante do Brasil), do comitê central do partido comunista libanês, do secretário geral Dr. Khaled Haddadeh e sua vice Dra. Marie Nassif Debes, trago-lhes as saudações.
Saúdo-lhes, bravos camaradas, pelos 90 anos da fundação do partido marxista leninista, partido comunista brasileiro (partido comunista do Brasil), incansável lutador pelo homem e pela justiça social.
As lutas se igualam e se diferenciam; se igualam pelos objetivos, e se diferenciam pelos modos, formas e localidades.
Nós no Líbano, travamos lutas internas e externas. Nossas lutas internas contra a política religiosa “onde cada seita tem os seus candidatos e seus representantes no parlamento e em todos os setores do governo”, lutamos por direitos políticos iguais, por um Líbano de uma zona eleitoral única, onde os comunistas e socialistas possam se candidatar pelo partido e não por uma representatividade religiosa. Lutamos contra os príncipes da guerra e os homens de poder e do capital, esses príncipes que alimentam a secreção religiosa para impedir a luta das classes; esses príncipes apoiados pelos imperialistas para manter o Líbano em guerras constantes.
A nossa luta externa contra os imperialistas estadosunidenses e seus aliados que interferem no nosso país através do câncer que plantaram no seio da nação árabe e que se chama Israel.
Essa Luta, caros camaradas, que tem custado ao Líbano e seu povo muitas vidas, vidas de jovens que morreram e morrem no sul do Líbano, “O PARTIDO COMUNISTA LIBANÊS DESDE OS ANOS 40 VEM LUTANDO CONTRA A OCUPAÇÃO ISRAELENSE DA PALESTINA”, e graças a bravura da nossa resistência, aplicamos uma derrota histórica ao exercito inimigo em 2006, exercito este que era considerado invencível.
Afirmamos todos os dias o compromisso de não cessar esta luta até a vitoria final. onde teremos um Líbano livre e soberano, democrático e de justiça social.
O imperialismo estadosunidense e seus aliados tentam abortar a luta dos povos em todos os cantos e especialmente no oriente médio, áfrica e América latina. No oriente médio, ora num país ora noutro.
Chamaram este movimento de primavera árabe, e ela, caros camaradas, um outono, aliás um inverno rigoroso. Destruíram o Iraque e saquearam sua riqueza e mesmo assim saíram dele derrotados, destruíram a Líbia e a dividiram, extorquiram sua soberania e sua riqueza; investiram na vitoria dos salafistas na Tunísia e no Egito; transferiram os depósitos de armas líbias para o sul da Turquia para abastecer a oposição externa da Síria e treiná-la contra o único país árabe que diz não a Israel e seus planos no médio oriente, e com isso desviam a atenção sobre os massacres que comentem contra o povo palestino na Gaza e em toda Palestina.

desta forma, e unidos aos irmãos da luta, na palestina e todos os países árabes e também no porto Rico e outros países, especialmente os latino americanos, unidos na luta para derrotar o imperialismo estadosunidense e seus aliados e cortar os seus tentáculos e alcançar a vitoria final contra a discriminação e opressão e pela igualdade e justiça, onde teremos pátrias livres e povo feliz.
Nas comemorações dos 90 anos da fundação do PCB (PC do B), resistente como o cedro do Líbano, resistente como a araucária brasileira, renovamos aqui, nossos compromissos pela Luta e renovamos nossas saudações ao partido comunista brasileiro (partido comunista do Brasil) e ao povo brasileiro e ao povo latino.
Viva o Brasil
Viva a luta dos povos
Viva o Líbano e o Brasil irmanados para sempre.

Discurso do camarada
Kháled Fayez Mahassen
p/ partido comunista libanês.

Nenhum comentário: